25.6.08

História

O conceito de biscoito vem se transformando com o tempo. Em épocas remotas, os homens comiam grãos crus, moendo-os lentamente e triturando-os com os dentes. Esse hábito alimentar acabou conduzindo a outro procedimento : amassar os grãos entre pedras , misturando água;secando posteriormente a massa no fogo, esta se tornava uma pasta seca e dura. Para consumi-la, era recortada em pequenos pedaços. Surgiam assim os biscoitos.

Na Antiguidade, os egípcios tinham desenhos e formulações de vários tipos de biscoitos secos. Os primeiros biscoitos foram adoçados com mel, uma vez que o uso do açúcar só se ampliou na Europa nos últimos séculos da Idade Média, e eram consumidos principalmente pela nobreza.

A denominação “biscoito” surgiu na França para descrever o pão que amassado e novamente cozido transformava-se em pasta dura, visando sua melhor conservação. “Biscoito” é justamente a junção dos termos “bis” e “cuit” que quer dizer “cozido duas vezes”. A popularidade do biscoito aumentou rapidamente em meados do século XVII quando, na Europa, começou-se a servi-lo para acompanhar o chocolate ou o chá. O progresso dos negócios com os biscoitos alertou as municipalidades que viram aí uma boa fonte de renda em taxas e impostos. A partir de então, acelerou-se a busca por métodos e modos mais econômicos e de maior rendimento na sua fabricação iniciando-se, conseqüentemente, o processo de industrialização desse setor produtivo.

A Inglaterra fabricava vários tipos de biscoitos que, inclusive, os exportava para suas colônias. Todas as cidades importantes dos Estados Unidos foram consumindo, pouco a pouco, o "biscoito para chá e café dos ingleses".

No período que antecedeu à independência americana, a indústria de equipamentos para a fabricação de biscoitos foi se desenvolvendo, o que explica o crescimento do setor, nos anos que se seguiram à emancipação dos EUA.

Daí em diante, a evolução se fez de forma acelerada; até o nome "biscuit" foi abandonado e os produtos americanos foram rebatizados de "cookies", originário do termo "koekje", holandês, que quer dizer "bolo pequeno".

Isto fez com que se criasse uma separação bem definida entre os tipos de biscoitos: os "cookies" eram os de paladar adocicados e os "saltines", com acentuado sabor salgado. Os primeiros cresciam por ação química e os salgados eram "fermentados" por meios biológicos.

Hoje conta-se com mais de 200 tipos de biscoitos com diferentes formulações e com uma indústria altamente especializada.

Fonte: Simabesp - www.simabesp.org.br

Nenhum comentário: